Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Mantras Tibetanos
Mantra de Chenrezig
ओं मणिपद्मे हूं
Om Mani Peme Hung
Om Mani Padme Hum (Sanscrito) ou Om Mani Peme Hung (Tibetano) é o mais antigo e popular mantra do budismo dos himalaias.
o mantra é associado com avalokiteshvara, o bodhisattva da infinita compaixão, e quer dizer "joia em lótus".
A primeira sílaba, om, não é uma palavra, mas uma evocação de poder espiritual e a presença do absoluto.
para os budistas himalaicos, a jóia na lotus representa bodhichita. em sâncrito, bodhi quer dizer "desperto","e chitta quer dizer coração/mente. bodhichitta significa "mente do supremo despertar", um desejo compassivo de liberação de todos os seres, não apenas iluminação para si mesmo. Os méritos do mantra OM MANI PEME HUNG beneficiam não somente a você, mas a todos os seres sencientes.
Mantra do Buda da Medicina
Tayata Om Bekanze
Bekanze Maha BeKanze
Radza Samudgate Soha
diz-se que os Mantras carregam a essência da iluminação no próprio som das sílabas. é uma energia de simplesmente experimentar o som que está sendo gerado.
Que os vários seres sencientes
que estão doentes,
rapidamente sejam libertos da doença,
e que toda a doença dos seres
jamais surja outra vez.
Mantra do Buda Amitabha
Capo II
Am G
OM NAMOH AMITABHAYA
C
BUDDHAYAM
Em
DHAMAYAM
Am
SANGHAYAM (BIS)
Am
OM NAMOH
G
OM NAMOH
F E
OM NAMOH AMITABHAYA (BIS)
Amitabha, em sâncrito, quer dizer luz e vida imensuráveis. diz-se que reside na terra pura em meditação pacífica. Nele, todos os seres desfrutam de irrestrita felicidade.
Mantra Curto do Sutra do Coração
ག༌ཏེ༌ག༌ཏེ༌པཱ༌ར༌ག༌ཏེ༌པཱ༌ར༌སཾ༌ག༌ཏེ༌བོ༌དྷི༌སྭཱ༌ཧཱ།
Tayata Om
Gate Gate Paragate Parasamgate Bodhi Svaha
Foi, foi (Gate Gate), Foi além (Paragate), Foi completamente para a outra margem (Parasamgate), Chegou à iluminação, que maravilha (Boddhi), Que assim seja, que se manifeste (Swaha). Ao ser entoado,
este mantra protege a mente de todos os medos. Com isso, ele nos ajuda a atingir o equilíbrio necessário para a transição de uma existência mundana e terrena para o estado que os budistas chamam de iluminação. Ou seja, este mantra nos estimula a ir além, ajudando-nos a atingir o nosso melhor e a nossa luz.
Mantra da Tara Verde
Om Tare Tuttare Ture Soha
'Om são as imensuráveis qualidades dos corpo, da fala e da mente de seres iluminados.
Tare é aquela que liberta.
Tuttare elimina todos os medos.
Ture concede todo o sucesso.
Svaha por si mesmo significa: “Possam as bênçãos de Tara que estão contidas no mantra om tare tuttare ture se enraizarem nos nossos corações.
Conhecido como Tara Verde, quando praticado esse mantra ajuda a superar o medo e a ansiedade. Tara verde é a energia feminina da intuição e criação. Quando desenvolvemos essa energia dentro de nós podemos ter mais vitalidade e disposição para conseguir realizar projetos de vida. A Tara elimina os obstáculos mentais criados pelo medo, assim, sua energia nos ajuda a coloca as ideias em prática.
Mantra de Padmasambhava
OM AH HUM VAJRA GURU PADME SIDDHI HUNG
OM AH HUM – As três sílabas representam as bendições transformadoras do corpo, palavra e mente de todos os budas.
VAJRA – Diamante, a sabedoria imutável e indestrutível dos budas.
GURU – De muitas qualidades. Representa a Avalokiteshvara, o buda da compaixão, e Padmasambhava.
PADME – Lótus. Padmasambhava é “nascido do lótus”.
SIDDHI – Autêntico logro, bençãos.
HUM – Representa a mente de sabedoria dos budas, catalizador sagrado do mantra. É como proclamar seu poder e sua verdade, "assim será"!