Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Recital
Transcrições Barrocas para Sete e Onze Cordas com Christhian Beschizza
Centro Cultural Cecília Palmério - Universidade de Uberaba - 30/09/2022
🎼 Repertório:
1. Bourré da Suíte BWV 996
2. Prelúdio da Suíte BWV 997
Originais para Lautenwerck (cravo-alaúde)
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
3. Sonata K11
Original para Cravo
Domenico Scarlatti (1685-1757)
4. La Catedral
Original para Violão 6 cordas
Agustin Barrios (1885-1944)
-
Prelúdio Saudade
-
Andante Religioso
-
Allegro Solemne
🎼 Repertório:
5. Prelúdio da Suíte I BWV 1007
Original para Violoncelo
6. Chaconne da Partita II BWV 1004*
Original para Violino
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
*primeira parte
Violão de Onze Cordas
Instrumento construído pelo luthier Miguel Munhoz (2022)
Desenvolvido para a interpretação da música antiga,
une a técnica do violão moderno à extensão de uma teorba barroca, com adição dos bordões diatônicos:
7. D2 8. C2 9. B1 10. A1 11. G1
Violão de Sete Cordas
Instrumento construído pelo Luthier Luiz Keller (2017)
No Brasil, há mais de um século, foi incorporado na linguagem do choro como um baixo contínuo improvisado.
Usamos a sétima corda para estender a tessitura grave do violão, afinando em Dó2, Si1 ou Lá1.
Em uma cultura obcecada pelo consumo de objetos culturais transitórios, de baixo nível de elaboração técnica ou riqueza composicional, o valor da performance artística tende a tornar-se apenas um entretenimento distrativo. Ouvir atentamente a interpretação de um programa de música barroca pode significar uma experiência profundamente reflexiva e gratificante para a audiência.
No repertório de hoje, temos quatro transcrições de J.S. Bach, de peças para teclas, violino e violoncelo; uma sonata para cravo de D. Scarlatti, e La Catedral de Agustin Barrios, uma obra prima do violão em homenagem ao contraponto de Bach.
As peças foram transcritas e serão interpretadas por Christhian Beschizza, Bacharel em Violão Erudito e Mestre em transcrição da música de J.S. Bach pela Universidade Federal de Uberlândia. Preparando-se para o doutorado, Christhian editora um livro de repertório histórico com centenas de peças transcritas e intabuladas para violões, violas e cameratas.
Entre 2021 e 2022, trabalhou intensamente como cineasta e produtor musical. Produziu a primeira temporada do programa Cultura e Harmonia, com 30 episódios de filmes musicais e oficinas culturais. Dirige o Ensemble Alimento dos Deuses, um grupo de câmara interpretando seus arranjos de J.S. Bach e repertório barroco. Produz o álbum Contemplando a Harmonia, com quatro shows já publicados no YouTube com suas composições, transcrições e arranjos de música antiga.
Trabalha como professor no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, onde coordena a área do violão e rege a Camerata Dedilhada de Uberaba. Publica material digital para educação musical gratuito em seu site, com conteúdo teórico complementar, videoaulas de violão, viola e estudo de repertório: www.alimentodosdeuses.com/curso